Estava passeando em São Paulo e ao passar em frente a uma loja 2 coisas me fizeram parar e entrar: MÚSICA e o AROMA.
A música está presente em muitos momentos na vida de qualquer ser humano. E se ela pode até mesmo despertar amores e saudade, então porque não usá-la para aumentar a vontade de comprar?
O marketing sensorial usa os sentidos para estimular a compra de determinados produtos, e a música faz parte de um conjunto de relevantes ferramentas sensoriais que estimulam e alcançam excelentes resultados para os lojistas.
Música ambiente para seu estabelecimento
1) Analise o seu segmento
Para acertar no estilo musical adequado, a primeira coisa que se precisa pensar é em seu ramo de atuação. Avaliando o seu segmento, será mais fácil adaptar e criar uma playlist adequada. Essa, na verdade, é uma etapa essencial para se ter êxito com o uso da música como marketing sensorial.
2) Descubra o seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo significa bem mais do que conhecer sexo, idade e onde os clientes residem. É preciso aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre eles, levando em consideração a personalidade, o modo de agir e o gosto musical.
Com estas informações documentadas, você conseguirá criar uma ótima playlist ambiente para sua loja.
3) Teste a sua playlist regularmente
Após a definição do estilo musical da sua loja, é importante que você mantenha o controle de qualidade da sua playlist.
De tempos em tempos, pergunte aos seus clientes o que eles acham das músicas tocadas na sua loja. Isso te dará uma noção de quais aspectos você está acertando e de quais você precisa melhorar.
Afinal, uma ótima MÚSICA e um AROMA delicioso no interior do seu estabelecimento fará com que o seu cliente permaneça por muito mais tempo nele e a sua vontade de consumir aumentará.
2 Comentários
Adorei a dica! Sabia que estava faltando algo em meu negócio.
Que bom que gostou, Sonia!